Ciclone provoca estragos no Rio Grande do Sul
- Sigma Meteorologia
- 19 de jan. de 2019
- 2 min de leitura
ESTRAGOS | A passagem do ciclone extratropical pelo RS causou enormes volumes de chuva e vendavais, especialmente no sul, campanha e leste (as áreas mais afetadas). Houve alagamentos, quedas de postes, árvores, destelhamentos, avarias em estruturas, danos a rede elétrica entre outros impactos. Principalmente em Rio Grande e Pelotas, os municípios mais afetados. Estruturas da feira do peixe em Rio Grande foram derrubadas, de maneira semelhante com algumas estruturas do Festival Internacional Sesc de música, na praia do Laranjal, em Pelotas. Abaixo rajadas de vento registradas:
110 km/h Rio Grande 90 - 95 km/h Pelotas (acima de 100 km/h no Laranjal) 83 km/h Chuí 76 km/h Canguçu
Outros pontos de Pelotas e Rio Grande, além de outras áreas da costa doce, e litoral, que carecem de observação meteorológica podem ter registrado rajadas de vento ainda maiores. Infelizmente a estação do INMET de Mostardas está offiline.
Outras cidades da metade sul como Bagé, Jaguarão, Santana do Livramento, Dom Pedrito, Herval, Morro Redondo, Pedras Altas, Arroio Grande, Pedro Osório, Pinheiro Machado, São Lourenço do Sul, Arambaré, Camaquã e arredores tiveram rajadas entre 60/80 km/h, com picos superiores em alguns pontos, principalmente nas bordas de serra da Serra do Sudeste (Serra dos Veledas, Passarinho e Asperezas em Pinheiro Machado, cerros do Herval, de Pedras Altas e outros da região).
Os acumulados de chuva foram muito expressivos. Abaixo os acumulados em 24 horas:
118 mm Pelotas 103 mm Pedras Osório 96 mm Jaguarão 85 mm Capão do Leão 75 mm Rio Grande 75 mm Canguçu
Outros pontos da campanha, sul e leste tiveram acima de 50 mm.
Este cenário fora alertado pela Sigma Meteorologia ao Diário Popular na terça-feira (inclusive publicado em uma matéria na quarta-feira). Também alertamos de antemão nesta página e em grupo de Whatsapp da Sigma. Credibilidade é com a Sigma Meteorologia!
O dia hoje está com muita nebulosidade, chuvas fracas ocasionais, rajadas de vento moderadas a fortes e temperaturas baixas para época. Nos próximos dias a temperatura segue um pouco abaixo para Janeiro, mas entra em gradativa elevação, especialmente a tarde. Espera-se variação de nebulosidade e possibilidade de chuva fraca, principalmente na faixa leste.
Abaixo fotos dos estragos em Pelotas e Rio Grande.
Fotos: Jornal do Laranjal e O Rio Grande - Central de Notícias Zona Sul. Dados: Cemaden, INMET e PWS.









تعليقات