Frio e tempo seco no estado
- Sigma Meteorologia
- 19 de nov. de 2018
- 1 min de leitura
Atualizado: 3 de dez. de 2018
O final de semana foi de muita chuva e de temporais localizados no estado. Municípios de diversas regiões tiveram mais de 50 mm em 24 horas. Rosário do Sul teve 132 mm e Alegrete 103 mm. É possível que em localidades de zona rural tenha acumulado mais de 150 mm em algumas áreas. As rajadas de vento chegaram ou mesmo passaram dos 70 km/h em alguns municípios, embora o mais significativo de maneira geral tenha sido as chuvas. Nesta segunda o ar seco e frio tomou conta do estado, com temperaturas mínimas abaixo de 10ºC em vários municípios. Agora a tarde a umidade relativa ficou abaixo dos 30% em muitas cidades, configurando estado de atenção segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Em Bagé e Dom Pedrito chegou a 19%, o que segundo a OMS é considerado estado de alerta. Sob umidade tão baixa o recomendado é tomar bastante líquido, evitar exposição ao ar livre nas horas mais quentes do dia (10 as 16 horas), usar soro fisiológico nos olhos e narinas, e procurar ajuda médica se necessário. A tarde de amanhã ainda será de umidade mais baixa em algumas áreas. Nos próximos dias espera-se tempo firme com amplitudes térmicas mais acentuadas, isto é, noites frias ou agradáveis e tardes quentes, especialmente a de quarta e quinta onde deve fazer bastante calor (máximas de até 35ºC em algumas localidades). Risco de chuva e instabilidades apenas na noite de quinta e sexta-feira.
Abaixo uma lista das menores temperaturas registradas no dia de hoje no estado. Destaque para estação do Herval e de Pinheiro Machado (ambas da Sigma Meteorologia).
Estações: PWS e INMET.

Commenti